
Tricotilomania
Embora a Tricotilomania não tenha uma causa claramente definida como muitos transtornos mentais, ela é mais comum do que se imagina, afetando aproximadamente 1% da população, uma prevalência comparável à da esquizofrenia. Saiba mais sobre ela aqui!
O que é a Tricotilomania?
A Tricotilomania é um transtorno caracterizado pelo comportamento compulsivo de arrancar o próprio cabelo ou pelos corporais, resultando em uma perda significativa de cabelo e em impacto negativo na vida do indivíduo.
Os indivíduos com esse transtorno frequentemente tentam, sem sucesso, reduzir ou interromper esse comportamento, por isso procurar ajuda profissional é tão importante.
Características da Tricotilomania
O puxar de cabelo pode ocorrer em episódios curtos e repetidos ao longo do dia ou em períodos menos frequentes, mas intensos.
Os locais mais comuns para arrancar cabelo incluem:
01. couro cabeludo
02. sobrancelhas
03. cílios

Esse comportamento compulsivo resulta em sofrimento significativo em áreas pessoais, familiares, sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento do indivíduo.
Quando procurar ajuda?
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a Tricotilomania, é essencial buscar ajuda especializada. O Dr. Maurício Moura, psiquiatra experiente no tratamento de transtornos compulsivos, oferece avaliação, tratamento e acompanhamento adequados para ajudar seus pacientes a controlar e superar a Tricotilomania.
